Como funciona o carro híbrido? Entenda a sua tecnologia!

Como funciona o carro híbrido? Entenda a sua tecnologia!

Como funciona o carro híbrido? Entenda a sua tecnologia!
Publicado há 1 semana
m de leitura

Descubra como funciona os carros híbridos e suas vantagens

Imagine ter o poder de escolha nas suas mãos na hora de abastecer o seu carro? E esse poder indo muito além das opções de álcool ou gasolina? Parece um sonho, não é mesmo? Mas saiba que é realidade! 

Visto como uma solução inovadora, o carro híbrido tem ganhado destaque por ser uma alternativa viável tanto para o meio ambiente quanto economicamente.

São vários tipos que funcionam de diferentes maneiras, mas uma coisa não muda: esse modelo possui um motor elétrico e outro a combustão. Para saber mais sobre esse veículo e como ele funciona, continue a leitura!

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido é um veículo que utiliza duas fontes diferentes de energia para locomoção: motores a combustão (gasolina, etanol ou diesel) e eletricidade. Essa combinação permite vantagens, como autonomia e facilidade de abastecimento dos combustíveis fósseis, enquanto a eletricidade é armazenada em uma bateria. 

Existem diferentes tipos de carros híbridos, como híbridos leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in. Esses veículos proporcionam benefícios como praticidade e conforto, aproveitando o melhor de cada sistema de motorização. 

Claro que a escolha entre os modelos deve ser feita considerando as necessidades da sua rotina e, também, as características de cada categoria.

Como funciona o carro híbrido?

Os carros híbridos funcionam com dois motores: um elétrico e outro movido a combustão (gasolina, etanol ou diesel). Enquanto o motor elétrico é ideal para baixas velocidades e arranques, o motor a combustão entra em ação em situações de alta demanda de potência. 

Entretanto, em outros modelos, quando a bateria elétrica está baixa, o motor a combustão entra em ação, ou há a opção de alternar entre eles. 

O motor elétrico é responsável por iniciar o movimento do veículo, mas sua autonomia puramente elétrica é limitada. O gerador converte a energia cinética do motor a combustão em eletricidade, especialmente durante as frenagens.

Existem diferentes métodos de recarga das baterias, como a frenagem regenerativa e o plug-in.

Essa integração entre os motores permite uma maior eficiência energética e a redução de emissões de gases poluentes, tornando os carros híbridos uma opção sustentável e econômica para o transporte dos dias atuais.

Como é o sistema híbrido flex?

Um carro híbrido flex possui a capacidade de utilizar tanto etanol quanto gasolina no motor à combustão, oferecendo versatilidade com três fontes de energia. Os motores elétricos e a combustão alternam o funcionamento dependendo do uso.

Esse modelo se destaca pela redução de emissões de gases do efeito estufa, sendo uma opção ambientalmente amigável. 

Em situações de condução urbana, o motor elétrico, com emissões zero, é acionado, contribuindo para a eficiência energética e para a redução de poluentes. Já em viagens mais longas, o motor a combustão assume. Todo o sistema foi pensado para ter uma maior autonomia.

Como se carrega um carro híbrido?

A resposta vai depender do tipo de veículo híbrido que você utiliza. A depender do modelo, é diferente de carregar um carro elétrico. Assim, existem três formas principais de carregar a bateria de um veículo híbrido. Veja quais são!

Frenagem regenerativa

Durante a desaceleração e frenagem, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética de volta em eletricidade para recarregar a bateria.

Motor a combustão

Em determinadas situações, o motor a combustão também pode ser usado para gerar eletricidade e recarregar a bateria quando necessário.

Plug-in

Alguns modelos de carros híbridos têm a opção do sistema plug-in, o que significa que podem ser conectados a uma fonte de alimentação externa para recarregar a bateria de forma mais rápida e eficiente. 

FONTE: meoo.localiza.com

Compartilhe:
busy...