Demolidoras possuem, em geral, estoques com corredores imensos, abarrotados de peças de diversos modelos, prateleiras cheias de itens, aguardando o comprador ideal. Culturalmente, por anos, o bom "ferro velho" era aquele onde mal se podia andar entre as peças, onde, para encontrar algo era preciso colocar abaixo meio estoque.
Hoje em dia muito se atualizou quando falamos em gestão de estoque. Com facilidade encontramos softwares para gestão com multifacilidades. O próprio sistema do Detran gerou muitos benefícios para as demolidoras, facilitando todo o processo de armazenagem das peças. Mas e, como saber quando o volume no estoque está causando prejuízo?
Te convidamos a escolher uma prateleira do seu estoque e somar o valor de cada item ali armazenado. Quando chegar ao valor final, lembre-se que esse, provavelmente, não chega a 2% do valor do seu estoque total! Tendo essa visão.... quanto você tem parado hoje no seu estoque? Você acredita que seja dinheiro guardado ou prejuízo? Separamos algumas dicas para você poder analisar quando uma peça já não está dando lucro.
Antes de mais nada o que é o estoque parado? Explicando de forma simples é um acúmulo de mercadorias em estoque, seja por quantidade insuficiente de vendas, falhas de gestão e logística, sazonalidade ou outros fatores. Se você consegue identificar itens nessa situação, é hora de implementar estratégias de vendas para que o dinheiro investido na aquisição daqueles produtos retorne a empresa, pois SIM, está tendo prejuízo! Entenda o porquê...
1) Se as peças estão paradas, o valor investido fica indisponível até haver o escoamento dessas mercadorias, gerando problemas para o caixa da empresa. O resultado disso é menos capital de giro e menor disponibilidade de recursos para serem aplicados em outras áreas. Se as vendas em outros setores também estiverem baixas, isso pode significar um fechamento negativo do balanço mensal.
2) Peças veiculares não são perecíveis, porem o tempo pode causar danos a sua estrutura como ressecamento, rachaduras e ferrugem. Além disso, ao manter peças no estoque por muito tempo, o risco de serem danificadas, seja por causa das condições de armazenamento, seja pelo manuseio da mercadoria nas prateleiras ou outros fatores, aumenta. Quanto maior o tempo de estocagem, maiores as chances de acontecer alguma situação inesperada.
3) Temos outro convite! Pense no local de armazenagem do seu volumoso estoque. Você paga aluguel para usá-lo? Você utiliza energia elétrica e consome água no local? Tem funcionários designados a cuidar e organizar seu estoque? Investiu em maquinário, prateleiras, caixas, etiquetas? Se sua resposta foi sim para qualquer uma das perguntas, entenda que: manter aquela peça parada por muito tempo está lhe dando gastos!
Estoque parado não é dinheiro guardado, é prejuízo!
Mostre seu estoque para o mundo todo através do Desmonte Virtual, tenha mais vendas, movimente seu capital de giro! Estamos aqui para lhe ajudar a faturar mais!