Uma peça pode ser usada em carros diferentes?

Uma peça pode ser usada em carros diferentes?
Publicado há 1 ano
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A indústria automobilística, assim como muitas industrias passou por um processo de avanço tecnológico, e isso inclui usar componentes iguais para carros diferentes, e investir em plataformas que possam ser usadas por mais de um tipo de veículo, uma parceira as vezes entre montadoras pra diminuir o custo.

Mas isso não significa, diminuir o custo de reposição de peças para os consumidores, e veremos que um peça que, pode ser usada em diferentes carros, pode ter uma variação de 200% no valor.

Exemplo:

A diferença de preço das peças entre uma Bandeja Dianteira Direita da Jeep Renegade 1.8 Flex e da Fiat Toro, chega a R$ 645, mais de 100% do valor da mais cara.

A Bomba D`Água do Mini Cooper 2011 sai por R$ 1.220, enquanto que do Peugeot 3008 2011 fica R$ 570, uma diferença de 114%.

Ou ainda a Embreagem (Platô e disco) do Volvo C30 2.0 2011 R$ 3.500, contra R$ 1.140 do Ford Focus 2.0 2011, 207% no valor.

Percussora no uso de plataformas modulares, a Volkswagen estreou quase simultaneamente em três veículos do Grupo: VW Golf, Audi A3 e SkodaOctavia.

A base MQB pode ser usada desde um hatch médio como o Golf até sedãs maiores como o Passat.

Com uma grande quantidade de peças compartilhadas e design 90% idêntico, os modelos Frontier, Renault Alaskan e Mercedes-Bens Classe X, usam a mesma plataforma, se diferenciando em poucos detalhes.

Falando em peças compartilhadas, vamos citar 10 casos:

Fiat Mobi e Uno: portas dianteiras

Mas o Mobi ainda aproveita diversos componentes do Uno.

Chevrolet S10 e Blazer: lanterna traseira

Embora pareça diferente, a peça é invertida na picape.

Ford Ka (primeira geração) e Ka (segunda geração): portas e para-brisa

Outro item usado pelo Ka nacional, e que vinha de outro modelo, era a régua da placa, original do Fiesta sedã.

Volkswagen Fusca e Up: volante e painel

Interior bem parecido também

Fiat Fiorino e Doblo: lanterna traseira

E proposta muito parecida.

Renault Sandero e Logan: portas dianteiras

E, em seus primeiros anos, usavam o mesmo retrovisor dos dois lados. 

Mitsubishi Pajero TR4 e Airtreck: faróis

Aqui nada se cria tudo pode ser emprestado.

Fiat Toro e Jeep Compass: portas dianteiras

E painel de instrumentos, volante e outros componentes internos também são compartilhados entre eles e o Jeep Renegade.

Peugeot 207 e 207 Sedan/Passion: lanterna traseira

O sedã aproveitou quase tudo do hatch: lanternas traseiras e desenho básico do para-choque.

Chevrolet Camaro e Agile: comandos do espelho retrovisor

Maior aproveitamento da história, desde o corsa em 1994 até o Camaro da geração anterior.

Mas para saber disso são necessários anos de experiência, um conhecimento vasto em mecânica, a flexibilidade automotiva é a tendência do setor.

Fique sempre atento, e pesquise quando for trocar uma peça do seu carro, em muitos casos, você pode economizar bastante.

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