Certamente você já ouviu alguém dizendo:
- Não é seguro comprar de um desmonte!
Essa é uma cultura que os desmontes credenciados juntamente com o Detran vêm tentando quebrar! Um tabu que deprecia o trabalho de empresas sérias, comprometidas com a sociedade e o meio ambiente.
No antigo ferro-velho bastava comprar um veículo, desmontá-lo e vender as peças sem nenhuma comprovação de procedência. Os resíduos contaminados eram descartados sem preocupação com meio ambiente, e não havia exigência de emissão de nota fiscal.
No ano de 2014 foi sancionada a Lei do Desmonte, que regulamenta o trabalho dos desmontes. Seguindo essa lei, toda a empresa que deseja vender peças usadas necessita estar credenciada pelo Detran e cumprindo uma série de regras.
O processo de credenciamento é longo e bem rígido. O(s) proprietário(s) da empresa não pode ter processos ou infrações junto a justiça, a loja deve conter espaços físicos específicos como local para descontaminação da sucata, escritório separado, local correto para guardar os resíduos retirados dos veículos, balcão e sanitário para atendimento e uso dos clientes.
Além disso, para adquirir uma sucata, é necessário emissão de nota fiscal de compra para lançamento no sistema integrado ao Detran, de onde é gerada uma etiqueta com código de barras para cada item cadastrado. Nessa etiqueta encontram-se todos os dados do veículo do qual a peça foi retirada, facilitando a rastreabilidade e comprovando a procedência da peça.
O processo do desmonte deve ser realizado com total segurança, garantindo o descarte correto dos fluidos e componentes não reutilizados da sucata. Todos os anos, as empresas devem enviar para a secretaria do meio ambiente relatórios com notas fiscais contendo as informações sobre as coletas de óleos, panos contaminados, etc. Ao final do desmonte, tudo que não for aproveitado para venda, é enviado para empresas licenciadas, e responsáveis por descartar corretamente e esse processo também deve ser registrado com notas fiscais para apresentação nas vistorias realizadas pelo Detran.
Mesmo após 7 anos de sancionada a lei do desmonte, ainda existem desmanches clandestinos, que não tem nenhum tipo de comprometimento com a sociedade. Por tanto, ao comprar peças usadas, certifique-se de estar adquirindo de um credenciado, assim você tem a segurança da compra, contribui para a redução dos índices de criminalidade, e de quebra ajuda a desmistificar esse enorme tabu.