Mas afinal, o que significa Desmonte Credenciado?
A Lei 12.977, Lei do Desmanche, foi implementada em 2014 e desde então toda a empresa que trabalha no ramo de peças usadas automotivas precisou se adaptar a uma série de normas visando obter o credenciamento. Toda a empresa do ramo, deve apresentar CNPJ ativo, alvará de funcionamento, alvará do meio ambiente e cadastro junto ao Detran (credenciamento).
O credenciamento é um certificado de que o desmonte trabalha de forma legal, adquirindo peças com procedência, descartando itens não reaproveitados de forma correta para sua futura reciclagem e emitindo nota fiscal de suas vendas.
Um dos objetivos da Lei é a redução dos índices de furto e de roubo de veículos no país, e para garantir que a lei seja cumprida, o Detran, juntamente com outros órgãos de segurança, faz vistorias periódicas nos estabelecimentos.
Somente no Rio Grande do Sul, de Janeiro/2024 até Julho/2024 o índice de furtos reduziu 25%, justificando de fato, um dos objetivos da Lei.
Outro objetivo é a destinação correta para a reciclagem de itens veiculares. Com a chegada da sucata no Centro de Desmonte acontece da seguinte forma:
*É retirado todo o fluido do veículo (óleo, gasolina...) e armazenado para coleta de empresas certificadas.
*Itens reaproveitados como bancos, módulos e acabamentos, são retirados, cadastrados e etiquetados, possibilitando o rastreamento da peça.
*Itens não reaproveitados como borrachas, lataria avariada e plásticos, são destinados a empresas recicladoras, evitando o descarte irregular.
Todos os parceiros do Desmonte Virtual são empresas credenciadas ao Detran. Com isso você tem a certeza de estar comprando peças de procedência, contribuindo para a diminuição de furtos/roubos e ainda ajudando o meio ambiente!
Autor: Desmonte Vírtual