Como economizar combustível mudando o estilo de condução!

Como economizar combustível mudando o estilo de condução!
Publicado há 1 ano
m de leitura

Em tempos de preço de combustível nas alturas e sem perspectiva de diminuição, a tarefa é tentar economizar ao máximo as idas aos postos para abastecer.

Uma solução é utilizar dispositivos e sistemas que reduzem o consumo do veículo, mas, você sabia que há algumas dicas preciosas de estilo de condução que priorizam a economia de combustível?

Listamos algumas dicas que podem te ajudar e muito a economizar.

  •                Vamos começar pelo famoso “descer na banguela”! Ao contrário do que se pensa, descer a lomba em ponto morto, aumenta o consumo de combustível. Isso por que a injeção eletrônica identifica o combustível e, não havendo necessidade de acelerar, ela acaba bloqueando a gasolina ou o etanol da câmara de combustão.
  •                Com o tempo e com a experiência ao volante, o motorista vai aprendendo a identificar a hora certa de trocar a marcha ao ouvir o som produzido pelo motor. No entanto, como isso demanda prática, nem todos conseguem e a troca de marcha na hora errada influencia no gasto de combustível do veículo, pois, o motor fará um esforço além do normal, consumindo mais. A dica aqui é controlar o conta-giros no painel, tentando manter uma rotação do motor entre 1.500 e 2.000 rpm na cidade.
  •                Quer economizar? Então nunca deixe seu tanque na reserva! Isso porque o baixo nível de combustível no reservatório propicia um aumento nas taxas de vaporização, o que significa desperdício de combustível. Para piorar, as partículas e sujidades depositadas no fundo do local ganham mais chances de serem sugadas para o filtro, levando-o a entupir (o que sobrecarrega a bomba), ou até a passar por ele e chegar às galerias e o motor.
  •                Se andar na reserva não é recomendado, encher o tanque até “a goela” também não é vantagem! Por quê? Simples: quanto mais combustível, mais pesado fica o veículo. E quanto mais pesado, de mais combustível ele precisará para sair da inércia e entrar em movimento. Isso vale também para itens dentro do veículo que possam elevar significativamente seu peso. Tente manter somente o necessário em seu interior e certamente economizará no posto.
  •                Lembre-se de dosar o “peso do pé” na hora de arrancar ou aumentar a velocidade do veículo. A aceleração desproporcional é um dos maiores fatores de aumento do consumo.
  •                Não podemos esquecer que manter a manutenção do seu veículo é primordial para que não haja grandes gastos na hora de abastecer. Cuide para que os pneus estejam sempre calibrados e as rodas bem alinhadas. Pneus estando mal calibrados fazem com que o motor trabalhe mais para fazer o carro rodar e as rodas não estando alinhadas, arrastam-se, gerando mais trabalho ao motor e, consequentemente, gastos maiores com gasolina ou etanol.

Para finalizar, segundo Alexandre Neves, professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Anhembi Morumbi, com diferentes ações combinadas, o consumo pode ser entre 15 a 20% menor. Bom não é?! Bora economizar!!!

 FONTE:
https://www.portalautoshopping.com.br  

https://www.mobiauto.com.br

https://noticias.r7.com

Compartilhe:
busy...